Ecdise
Em biologia chama-se ecdise ao processo de mudança do exosqueleto que permite a muitos animais deixarem para trás sua carapaça para poderem crescer e construir uma nova estrutura externa, maior, mais ampla, mais adequada ao corpo em crescimento.
A capacidade de mudar o exosqueleto é uma estratégia evolutiva com várias vantagens, principalmente para animais pequenos que vivem na água ou que voam. Em primeiro lugar, um exosqueleto não mineralizado é mais leve e exige menos energia para formar-se. Por outro lado, as metamorfoses permitem que o animal se adapte a novos ambientes.
Após a muda, o animal apresenta um exosqueleto mole durante algum tempo (alguém se lembra das moquecas de siri mole?).
Também se chama ecdise à mudança de pele dos répteis, de pêlo em alguns mamíferos e de plumas nas aves.
As metáforas são sempre benvindas!
O que é ecdise?
O ILACE fez história. Uma história construída em torno do carisma do Leão, cujo nome e trajetória se confundem com os do ILACE, amálgama de sonho, paixão e compromisso.
Nos últimos anos dedicamos muito esforço ao desafio de repensar o ILACE, de forma a garantir sua continuidade, mantendo-o simultaneamente fiel aos seus princípios filosóficos e também inserido na contemporaneidade, buscando participar de forma mais incisiva no processo de transformação da sociedade e do país atuando na ampliação dos processos de pensar dos indivíduos.
No entanto, entraves de ordem jurídica exigiram um novo ordenamento empresarial que tornasse a administração mais ágil e compatível com os regimentos legais em vigor. Assim, nasceu a ECDISE, com o objetivo de promover, amplificar e atualizar o legado ilaciano, à luz das mais recentes experiências e pesquisas em processos cognitivos, neurociências, psicologia, educação, planejamento e gestão. Um caldo de cultura do qual emerge o projeto do PENSAR CRIATIVO, fundado nos conceitos de ecologia e atitude criativas, aliados a técnicas de pensar mais eficaz.
Este projeto visa harmonizar metodologias já bem estabelecidas no campo dos processos criativos com propostas das mais recentes teorias que jogam uma nova luz sobre o tema criatividade, combinando ciência e arte, razão e intuição, pensamento e emoção, planejamento e ação.
Para alcançar este objetivo, a ECDISE propõe um percurso metodológico denominado VIVÊNCIA EM PENSAR CRIATIVO, distribuído em três módulos: INICIAÇÃO, APROFUNDAMENTO e AUTONOMIA, cada um com uma carga horária de 32h.
