Metodologia do Pensar Criativo
Essa metodologia é resultado das pesquisas do ILACE desde 1997. No princípio, ao perceber semelhanças no trabalho do pensar criativo com procedimentos e atitudes mentais exigidas pelo pensar estratégico e o pensar crítico, tratamos de investigar se haveria um “terreno comum” entre essas abordagens. O que descobrimos é muito mais do que uma faixa de terreno. O óbvio causou alguma surpresa: não existem ilhas do pensar. A inteligência em movimento constitui um único continente. E isto muda tudo.
CRIATIVIDADE talvez seja uma das
palavras mais maltratadas dos últimos tempos em termos de
fidelidade a sua essência. Criar é fundamentalmente um
processo de transformação, de intervenção na realidade para a
construção de algo novo, não importa em que área: arte, política,
engenharia, educação, filosofia, ciência, cultura, gestão,
comunicação, relacionamentos, etc. É um processo essencial
para a tão louvada inovação, e é um processo que nasce e
cresce individualmente alimentando-se da convivência coletiva.
É nesse contexto que atua a ECDISE, com o objetivo de promover, amplificar e atualizar o legado das metodologias já consagradas, à luz das mais recentes experiências e pesquisas em processos cognitivos, neurociências, psicologia, educação, planejamento e gestão, jogando uma nova luz sobre o tema, combinando ciência e arte, razão e intuição, pensamento e emoção, planejamento e ação. Um caldo de cultura do qual emerge o projeto do PENSAR CRIATIVO, fundado nos conceitos de ecologia e atitude criativas, aliados a técnicas de pensar mais eficaz.
Para alcançar este objetivo, a ECDISE propõe um percurso metodológico denominado VIVÊNCIA EM PENSAR CRIATIVO, distribuído em três módulos: INICIAÇÃO, APROFUNDAMENTO e AUTONOMIA, cada um com uma carga horária de 32h.
No módulo de INICIAÇÃO, o participante é apresentado aos conceitos básicos do percurso, não apenas do ponto de vista teórico, mas também vivencial. Trabalha intensamente a construção da ecologia e da atitude necessárias ao pensar criativo. É um módulo essencial ao aprendizado e construção do PENSAR CRIATIVO e é condição necessária para os módulos seguintes.
O módulo de APROFUNDAMENTO desenvolve de forma mais intensa a aplicação prática da metodologia, com ênfase sempre no caráter vivencial dos trabalhos, aplicando-a inclusive a desafios da vida pessoal ou profissional do participante.
No terceiro módulo do percurso, batizado de AUTONOMIA, o participante pratica a internalização dos processos anteriormente desenvolvidos, incluindo técnicas e ferramentas mais sofisticadas, criando condições de plena autonomia na aplicação do PENSAR CRIATIVO, preparando o participante para se tornar um facilitador.
Além do percurso, serão desenvolvidas outras atividades relativas aos temas propostos, como palestras, seminários, workshops, além de projetos específicos de consultoria para empresas e instituições em processos de transformação.
E por que ECDISE?
Ecdise é o nome do processo biológico que permite a muitos animais deixarem para trás seu exoesqueleto, sua carapaça, para poderem crescer e construir uma nova estrutura externa, maior, mais ampla, mais adequada ao corpo em crescimento. Este processo pode se repetir várias vezes ao longo da vida, propiciando um contínuo desenvolvimento.
